Estudo para Célula

JULHO


Estudo para Célula
Semana de 07 de Julho

A bênção de doar

Texto Bíblico: Marcos 12.38-44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. (44)

Quebra-gelo: Você tem o hábito de ajudar os outros?

Introdução
Gordon Cosby era pastor de uma igreja nos EUA. Ele conta a história de uma viúva cujo rendimento mal dava para alimentar e vestir seus seis filhos. No entanto, toda semana ela fielmente depositava uma pequena quantia no gazofilácio. Um diácono sugeriu que o pastor dissesse à mulher que usasse seu dinheiro em benefício de sua própria família.
Cosby aceitou esse conselho do diácono, para o próprio arrependimento. “Você está tentando tirar a última coisa que me dá dignidade e sentido”, disse a viúva. Ela tinha aprendido a essência de doar: pode ser mais benéfico para quem dá do que para quem recebe. Sim, aqueles em situação de pobreza precisam de ajuda financeira. Mas a necessidade de dar pode ser tão importante quanto a necessidade de receber.

Desenvolvimento
Na enchente que acometeu Guarapuava nesses dias, vimos grande demonstração de solidariedade. Isto certamente vem de vidas dedicadas ao Senhor.  Alguém disse: “vamos orar pelos desabrigados”, onde alguém arrematou: “orar somente adiante pouco se Deus não tiver gente para responder essa oração!”. A Bíblia nos ensina algumas coisas em relação ao dinheiro e ás posses:

1)- Cuidado com a avareza
1 Coríntios - 6.9   Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 6.10   nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Efésios - 5.5   Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Não tem Mao de vaca no céu! Avareza é uma doença que ataca o estilo de vida da pessoa que passa a ter o desejo de acumulação, sem se importar com os outros. Mesmo podendo fazer o bem, não faz. Por isso é tratado como um pecado porque demonstra um coração contaminado, precisando da obra de Cristo no seu interior. Como qualquer outra doença, a avareza faz a pessoa sofrer, ainda que não perceba. Precisamos ser libertos da avareza.

2)- cuidado onde você coloca teu coração
Lucas - 12.33   Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, 12.34   porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Não é errado ter dinheiro. Pelo  contrário, ter dinheiro pode ser uma benção. O coração posto em lugar errado leva à morte. João Wesley dizia: “Nas mãos dos filhos de Deus, o dinheiro é alimento para o faminto, bebida para o sedento, vestuário para o nu. Ele oferece ao viajante e ao estrangeiro um lugar para repousar sua cabeça. Com dinheiro poderemos suprir a falta do marido para a viúva e a falta do pai para o órfão. Podemos ser defensores dos oprimidos, dar condições de saúde para os doentes e aliviar os que sofrem dores. O dinheiro poderá ser os olhos para o cego, os pés para o aleijado, um alento a favor dos que estão à beira da morte!”.

3)- Encontre o verdadeiro sentido
Romanos 14.17 -  Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
O ser humano vive atormentado e anda sem rumo quando faz da “farra” seu estilo de vida. Procuram preencher seu vazio de várias formas. Não à toa o futebol deixa as pessoas sem noção do ridículo. Porém é muito saudável quando essas coisas não são o motivo principal da sua paz, mas a comunhão com Deus. Com Copa do mundo ou sem Copa do mundo, a paz que o Espírito Santo dá é um sentimento que não se acaba nem com as situações difíceis. Você deseja ser assim? Jesus Cristo é a solução para isto.

CONCLUSÃO
O ato de doar nos lembra de que vivemos pela graça de Deus, como os pássaros e as flores. Essas criaturas não se preocupam com o futuro, nem nós deveríamos. Doar oferece-nos uma forma de expressar a nossa confiança de que Deus cuidará de nós, assim como Ele cuida de um pardal e de um lírio (Mateus 6:25-34). Quando abrimos mão do dinheiro, frustramos o seu poder sobre nós.





Estudo para Célula
Semana de 14 de Julho

Coração Enganoso



Texto Bíblico: 1 João 3.16-24

…pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. —1 João 3.20


Introdução
Recentemente, li sobre um investigador particular nos Estados Unidos que batia numa porta, mostrava seu distintivo para quem a abrisse e dizia: “Acredito que não precisamos dizer a você porque estamos aqui.” Muitas vezes a pessoa ficava perplexa e dizia: “Como você descobriu?” E então descrevia um ato criminoso não descoberto, cometido há muito tempo. Todos nós sabemos coisas sobre nós mesmos que ninguém mais sabe — falhas, defeitos, pecados — que apesar de terem sido confessados a Deus e perdoados por Ele podem voltar para nos acusar vez após vez.

Desenvolvimento
João, um dos seguidores muito próximo de Jesus, escreveu sobre o amor de Deus por nós e sobre o chamado, dizendo: “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”

1)- O evangelho nos liberta da culpa
1 João 3.19-21- E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração;  pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.  Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;
Quando você entrega sua vida a Jesus, ele te recebe com muito entusiasmo. Seu prazer é apagar todos os seus pecados te perdoando para sempre através do Seu sacrifício na Cruz. É necessário que você creia e tome posse dessa verdade, rejeitando toda acusação que receber depois disso.
Muitas vezes nos vemos perdidos em pensamentos e sentimentos de que está tudo de volta a nos acusar das falhas do passado. Rejeite isso, pois assim você estará agradando a Deus. Desta forma Jesus Cristo poderá completar a obra que ele começou na tua vida. Tudo estará no passado e esse perdão te dará forças para construir um novo futuro pela frente.

2)- É necessário crer em Cristo
1 João 3.23 - Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.
Em quem você acredita mais: em você mesmo ou em Jesus Cristo? Quando você tira os olhos de Jesus, você afunda como fez Pedro ao andar sobre o mar. Somos fracos e impotentes para fazer qualquer coisa em relação a Deus, nosso Pai. Mas quando você deixa de pensar em si mesmo e olha para Jesus, então o que Ele afirmou na Bíblia é mais importante e verdade. Se você entregar e crer em Cristo, suas falhas e temores não mais te dirigirão, mas a fé nEle.  Isto é fé: o que a Bíblia afirma é a verdade, e o que eu sinto não é. Se Jesus Cristo diz que fui perdoado então mesmo que acusações de todo tipo venham sobre nós, vamos ficar com a Bíblia. Lembre-se: você não pode fazer nada. Cristo pode e já fez. Basta entregar-se completamente a Ele.

3)- Guarde os Seus mandamentos
1 João3.24 - E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.
Da mesma forma que cremos que Ele nos proporcionou uma nova vida pela sua Palavra, seremos imensamente mais abençoados se permanecermos nessa fé com o mesmo entusiasmo, obedecendo seus mandamentos que conhecemos através da Bíblia. E quais são esses mandamentos? Você deve ler os evangelhos para conhecê-los. Mas já adiantamos que quem realmente é de Jesus tem uma vida honesta e com pureza de coração, jamais querendo prejudicar seu próximo ou corromper quem quer que seja. Lembre-se: quem é de Cristo tem sua vida transformada de verdade.

Conclusão
A nossa confiança em Deus cresce a partir do Seu amor e perdão em Cristo, não do nosso desempenho na vida. “…E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” (v.24). Deus, que sabe tudo sobre nós, é maior do que a nossa autocondenação. Aquele que recebe Cristo nunca receberá a condenação de Deus.

Líder de Célula: o que você deve deixar claro: é mais importante considerar o perdão e o amor de Deus do que a culpa pelo passado.



Estudo para Célula
Semana de 21 de Julho

Paz e Descanso Perfeito



Texto Bíblico
Salmo 71:19-24 - Tu, que me tens feito ver muitas angústias e males, me restaurarás ainda a vida… —Salmo 71:20

Quebra-Gelo:
“Não há mal que dure para sempre; nem bem que não se acabe”! Você já ouviu este provérbio?
Aquele que confia no Senhor não se importa com nenhum dos dois.

Introdução:
O salmista tinha visto “…muitas angústias e males…” (Salmo 71:20). Porém, pairado em sua mente estava o pensamento de que Deus o “restauraria” novamente. O sentido literal desta frase é “trazê-lo à vida novamente”. Ele elaborou assim: “…de novo me tirarás dos abismos da terra [do túmulo]. Aumenta a minha grandeza e conforta-me novamente” (Salmo 71:20-21). Se os problemas não terminassem nesta terra, certamente terminariam no céu.

Desenvolvimento
Este pensamento — que um dia estaremos na presença de Deus e desfrutaremos dele para sempre — coroa muitos salmos e nos dá a certeza de que os problemas atuais da vida desaparecerão (Salmos 16; 17; 49; 73).
Talvez somente Deus conheça os problemas pelos quais você tem passado, mas isso não é tudo o que irá acontecer. Um dia seu Pai “aumentará (sua) grandeza” — você será vestido de glória incomparável. Haverá conforto “por todos os lados”. Sua presença e Seu amor trarão perfeita paz e descanso.

Enquanto isto, neste mundo, a Bíblia ensina que:

1)- Nosso Pai não permitirá que sejamos tentados acima das nossas forças
1 Coríntios 10.13- Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Muitas pessoas afirmam que jamais conseguiriam passar novamente por um sofrimento que já enfrentaram. Mas o fato é que quando precisamos passar por momentos difíceis, Jesus Cristo sempre nos fortalecerá para que possamos suportar. Deus não permite que passemos por situações além das nossas forças. Basta estar em comunhão com Ele, orando sempre que tudo se transformará num grande testemunho de fé. Deus deseja fazer isto contigo. Ouse crer e ser fiel a Ele.


Enquanto isto, neste mundo, a Bíblia ensina que:
2) Jesus não nos deixou sozinhos
João 14.18   Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
Hebreus 13.5   Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

Muitas vezes parece que estamos sozinhos. As pessoas com suas correrias do dia-a-dia; os compromissos profissionais sem fim; a falta de tempo e o sentimento que estamos correndo contra o tempo. Mas a Bíblia diz que não estamos sozinhos.
Para isto, você deve ter um relacionamento com Jesus. Justamente quando se sentir sozinho/a, vá para o lugar de oração e de comunhão com a bíblia e desfrute da presença eterna do Senhor. Sua promessa e a testificação da nossa fé de que Ele jamais nos deixará sozinhos vão nos encher de confiança e coragem.


Enquanto isto, neste mundo, a Bíblia ensina que:
3) Devemos viver com alegria e confiança
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4.4-7

A Bíblia diz que o Senhor está perto. Isto significa que não precisamos temer nada, pois a presença constante do Senhor está sempre conosco.  Ele não nos deixará passar por tribulações sem nos socorrer no momento oportuno. Por isso precisamos viver com alegria e sem ansiedade, mas contanto tudo a Ele sobre nossas necessidades e problemas. Ele não nos deixou sozinhos.

Conclusão
Richard Baxter escreve: “Oh que dia abençoado será, quando eu estiver […] em pé às margens e olhar para trás, para os mares agitados pelos quais passei seguramente; quando eu voltar a ver as minhas dores e sofrimentos, meus medos e tristezas, e possuir a glória que era a razão de tudo”! Quando Deus enxuga nossas lágrimas, a tristeza cede o lugar a um cântico eterno.




Estudo para Célula
Semana de 28 de Julho

Caminho Difícil?

 


Texto Bíblico: 2 Coríntios 12:1-10

…o poder se aperfeiçoa na fraqueza… —2 Coríntios 12.9


Introdução
Os diamantes são pedras preciosas belas e valiosas, mas o seu início é carvão comum — preto, sujo e combustível. Através de anos de intenso calor e pressão alta, eles se tornam puros e fortes. Isto os torna uma boa metáfora para a força espiritual, Deus usa forças externas intensas para nos livrar das impurezas e para aperfeiçoar a Sua força em nós.

Desenvolvimento
Alguns de nós somos capazes de criar uma ilusão de força e autossuficiência. Mas a perda repentina de saúde, emprego ou um relacionamento valioso é um lembrete surpreendente de nossa total dependência de Deus. Quando experimentamos a fornalha ardente do sofrimento, seja este físico ou emocional, perseguição externa ou humilhação interior — o propósito amoroso de Deus é nos tornar puros e fortes. Por isso a bíblia ensina-nos:

1)- A não temer o sofrimento
Isaías 41.10 e 13 - não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
Essas palavras foram destinadas ao Rei Ezequias que era constantemente atacado pela Assíria, um país inimigo. Mas Deus estava sempre com esse Rei que era muito obediente ao seu Deus. Sua amizade com Ele o fortalecia. Os sofrimentos são inevitáveis. Mas não precisamos ficar paralisados por causa das coisas que poderão nos sobrevir, pois temos a promessa da presença constante do Senhor nosso Deus. Você é liberto por essa firme convicção?



2)- Precisamos testar nosso caráter
Provérbios 24.10 -  Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.
Gosto de um autor que diz que para sermos relevantes, precisamos ser “solucionadores de problemas. Realmente como diz a Biblia em provérbios, são nas horas de crises que mostramos nossa força e sabedoria acumulada através dos dias. Como tem sido você? Fraco ou forte no Senhor? Tem se mostrado confiante nas horas de crises? Se não, saiba que Jesus Cristo sempre está com aqueles que invocam seu Nome em orações e andam com ele. Ele recompensa com força e sabedoria aqueles que O buscam. Assim como fazemos com od diamantes, Ele deseja nos transformar e nos tornar valiosos.

3)- Torne Cristo conhecido nas suas crises
Filipenses 1.20 - segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.
Por causa da crise de Paulo, Cristo era engrandecido! Será que Cristo precisa de ser engrandecido? Afinal de contas, como é que um mero ser humano poderá engrandecer o Filho de Deus? Bem, as estrelas são muito maiores do que o telescópio e, contudo, este as torna grandes e as traz para mais perto. O corpo do crente deve ser um telescópio que traz Jesus Cristo para junto das pessoas. Para o indivíduo em geral, Cristo é uma figura confusa na história e que viveu há séculos. Mas quando um alguém observa a maneira como um crente atravessa um período de crise, ele pode ver Jesus engrandecido e trazido para mais perto dele. Você tem uma grande oportunidade de falar de Jesus Cristo para seus amigos que não conhecem Jesus. Faça isto esta semana!

Conclusão
O sofrimento é o fogo que Deus usa para nos purificar e fortalecer. Fique firme e não deixe que nada abale tua vida de fé.  São nas crises que precisamos orar e ir à célula e na Igreja para orar junto com os outros. Jesus Cristo quer te abençoar. Creia e aproveite essa oportunidade!




Pr. Fábio Alcântara




Um comentário:

  1. gostei muito de seu estudo muito b em elaborados me ajudou muito,Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir